terça-feira, 27 de maio de 2008

Manger

On mange pas mal. Os vinhos argentinos - Malbec - são ótimos, mas o Pinot Noir da Borgonha é insuperável. Ulálá!!!!!!
Qualquer dia destes abro um "Nuits Saint-George".Que já comprei no super. Acompanhando umas ostras que ninguém é de ferro!



O Pub


Este é um típico bar estilo irlandes - um Pub legítimo com cervejas mil. É um dos lugares onde vou tomar um trago e editar este blog.

Conhecendo a cidade


Familiarizado com a nova casa - cheia de livros e discos, além da coleção de pedras dos meu amigo Alain - e estabelecida a relação com a vizinhança. No bar da esquina, onde vou tomar uma cafezinho e ler o jornal Le Monde ou Liberation todas as manhãs, já sou cumprimentado como um velho conhecido: "Bonjour monsieur, le cafè de toujours?" e a dona do bar ainda me aperta a mão. Quer dizer, ja estamos íntimos ... ah! ah! ah! ah! Agora pouco a pouco saio a descobrir a cidade.



Aqui a ponte sobre o rio Loire que divide a cidade entre a parte norte e a parte sul







Que é muito bonita. São várias cidades numa só. Tours tem mais ou menos 140 mil habitantes, mas com as cidades ao lado, coladas, juntas formam um aglomerado urbano de 320 mil habitantes. A cidade sofreu muito com os bombardeios durante a segunda guerra mundial. No centro da cidade não existem prédios muito altos. O bairro onde morro é dos anos 50 com casas baixas e prédios baixos também. Na periferia, cidades coladas à Tours, são todas construções modernas com grandes super-mercados e centros comerciais.

E uma enorme vida cultural: cinemas, teatro, ópera, festivais ...... Este fim de semana tem um festival internacional de coros. Com dois espetáculos grátis na praça da cidade.

Ao fundo o Teatro da Ópera:



Aqui o bairro antigo da cidade, com belas construções medievais e renascentistas: