sábado, 13 de setembro de 2008

NAPOLI








É um pouco como voltar ao terceiro mundo. Ruas sujas ... muitos ambulantes ... roupa estendida nas janelas ... "cuidado, muito cuidado com a bolsa" ... enfim .... mas com um encanto imenso de um povo "gritão" e muito, muito simpático. Além do "mar azul" da baia de Nápolis





O motivo da viagem? Visitar o soberbo Museo Archeologico Nazionale Napolis. Com todas as relíquias de Pómpéia e Herculano.








E a sala muito especial do "Gabinetto segreto. Un tempo accessibile solo con speciali permessi. Il primo nucleo della "Raccolta pornografica", come venne intitolata nella sua prima esposizione del 1819, risale al Settecento. Il materiale proveniva da Pompei e dagli scavi vesuviani. Da allora, oggetti di uso quotidiano, come lucerne o amuleti, affreschi, marmi, ceramiche e bronzi ritenuti di "contenuto osceno" vennero custoditi in stanze riservate alla visita di persone di moralità ineccepibile."





No mundo romano o membro viril (um dos seus nomes era fascçinum - fascínio favorável, propicio) era tido como um talismã da fecundidade e da prosperidade; do mesmo modo afastava o mal. A combinação destes elementos com aquele outro remédio apotropáico que era o barulho (em geral se colocava campainhas no pescoço das crianças e animais) explica o uso, freqüentemente encontrado em Pompéia, de campainhas de bronze sustentadas por falos ou figuras fálicas.




Posteriormente eram combinados com motivo ao deus da abundância - Mercúrio. Como potente amuleto contra a inveja e como propiciador de prosperidade, o falo se encontrava encravado em todas as cidades antigas, nos muros, calçadas e pavimentos das ruas. Em Pompéia era muito usado, esculpido na fachada das casas que devia proteger. Também na fachadas das casas de comércio e em padarias. Famoso nesse sentido é o relevo em travertino com um falo e a escrita "hic habitat felicitas" de um panifico de Pompéia. Outros grandes falos eram realizados em três dimensões, como verdadeiras esculturas que ressaltavam da parede e da qual emanavam a sua potência benéfica.





Além da obscena escultura, os comerciantes recorriam-se da pintura, como pode-se ver no quadro de Mercúrio que avança com a bolsa de moedas, o bastão alado e um enorme falo.






Famosa também o cartaz de uma outra mercearia com um burro que esta penetrando um leão, na qual se imagina ver a transposição em imagem do tema de uma fábula: "O mundo visto ao contrário" ou "A paciência que vence a força".







Pequenos talismãs com a forma dos genitais masculinos, na maioria penduricalhos, eram tidos como de especial virtude contra mau-olhado e doenças,. Outro tipo era o talismã reproduzia o gesto da mão com o dedo polegar inserido entre o índice e o médio, que aludia assim ao ato sexual.

Desde a época grega arcaica e clássica os lugares de prazer eram decorados com pinturas ilustrando as diversas posições do ato amoroso, como instrução e excitamento dos participantes. Na era elenística houve uma verdadeira explosão de literatura erótica (famosos eram os tratados de filósofos estóicos escondidos debaixo dos travesseiros pelas damas romanas). Em conexão com esse fenômeno, também apareceu o gênero da pintura pornográfica. Foi nesse período que se produziram estas representações de diversas posições eróticas (figurae Vennere) que encontramos nas pinturas pompeianas com representação realística do ato sexual.







Longe de serem triviais pinturas, estas representações - e naturalmente o seu propósito, a prática de elaboradas formas de prazer sexual - entraram a fazer parte da ideologia da luxuria. O Imperador Augusto , segundo Ovídio, tinha nos seus aposentos privados pinturas com "rare accompimenti e posiccionne de Vennere". O exemplo de Augusto e, como é bem sabido, de Tibério, foi seguido em todas as cidades do Império por muitos cidadãos que pintaram e decoraram seus alcovas com cópias de quadros gregos ou mandaram afrescar suas paredes com pinturas representando posições sexuais.






Em Pompéia, quem não podia dar-se o prazer em casa ou não era convidado a uma casa dotada com similar luxo, freqüentava as "cellus meretricium" anexas às tabernas, aos banhos públicos e aos verdadeiros e próprios lupanares próximos as termas de banho. Em todos esses lugares são encontradas pinturas do mesmo tipo daquelas das casas mais afortunadas, só que de qualidade inferior e muitas vezes cobertas de grafites elogiando a própria ou a de outro "performance".









ROMA



(p.s.: ao fundo uma linda bandeira)


Un piccolo cafe e un dolce siciliano - il canolo. Nella Pizza de la Rotonda.






I amici di Roma