segunda-feira, 9 de junho de 2008

AMBOISE



Localizada 25 km de Tours, a pequena cidade de Amboise é famosa pelo seu castelo e por Leonardo da Vinci que aqui viveu seus últimos tres anos.



Moradia dos reis da França, o castelo foi construido encima de uma antiga fortaleza, como se pode ver pelas antigas torres ainda existentes. Hoje o castelo é apenas uma quinta parte do que foi. Napoleão (que era um "pé de chinelo") doou o castelo para um amigo que, na falta de dinheiro, demoliu uma parte. Ou seja, ja naquele tempo não se fazia nobreza como antigamente.



O rei Charles VIII (1483-1498) morreu neste castelo de uma maneira bastante curiosa: bateu a cabeça na trave de uma porta quando se dirigia com a rainha para assistir uma partida de "jeu de paume¨, o jogo que originou o tênis.



Charles VIII trouxe, de suas guerras na Itália, vários humanistas italianos - artistas e artesões - que ajudaram a decorar os aposentos do castelo e os jardins, segundo a moda renascentista.


Seu sucessor, Louis XII (1498-1515) instalou'se no castelo e casou com rainha viúva - Anne de Bretagne - afim de assegurar a possessão daquele territorio, que passa definitivamente a fazer parte da França.




François I (1515-1547), primo e sucessor da coroa (da França, digo, não da Anna citada acima), gostava particularmente deste castelo onde cresceu e foi educado.



Aqui viveram também Henri II (1547-1559) - outro que morreu em acidente, num duelo de cavalaria uma lasca da lança cravou-se no olho - e sua mulher, a famosa Catarina de Medici. No reino de pouca duração desse filho, François I (1559_1560), aconteceu a chamada conspiração de Amboise. Os protestantes planejaram raptar o rei e afasta-lo da infuência dos católicos. Descobertos, foram presos um a um enquanto chegavam no castelo, julgados no momento e pendurados nas torres.




O interior do castelo.