quarta-feira, 21 de maio de 2008

Manifestando







Claro, no primeiro dia aqui, já estou na rua manifestando junto com os amigos contra o Sarkozi. Ah! Ah! Ah!. Pena que ele não apareceu com a linda Carla Bruni.


Meus amigos partiram nesta mesma tarde para a Scotchland, assim que fiquei de dono da casa.

Chegando

Bonjour mes amis.
Et voilá! Ici commence l'histoire d'un "mergulhão" qui est devenue français.

Bueno, depois de uma viagem acidentada - o vôo das 19h foi cancelado e sai às 23h30 de São Paulo. Chegando a Paris/Charles De Gaule - acreditando que sabia tudo - não quis ir no ônibus e sim o trem para descer na estação Montparnase. Qual o que! A linha RER B não passa por lá. Tive que descer em outra estação de metro e fazer baldeação, subindo e descendo escadas. Pensava chegar em Tours lá pelas 4h horas da tarde. Mas sai de Montparnase que é a estação de onde partem os TGV - Train Grand Vitesse - às 18:30h. Que conforto na segunda classe! A passagem saiu salgada. Por dois motivos: comprar na hora e hora de pique. Se tivesse comprado com antecedência pela internet pagava 12 euros no lugar dos 51 que marchei.

Essa a dica: compar passagem com antecedência pela internet no site da scnf - Societè National de Chemin de Fer. O site é http://www.sncf.fr/. Aqui na Europa pode-se viajar muito barato, de trem ou avião, desde que bem planejado e comprando passagens com antecedência pela Internet. Como quase nunca sou muito organizado para viajar - sei o dia da partida e o dia do regresso, o resto fazendo pelo caminho - quase nunca consigo pegar as barbadas. Mas vou aprendendo. Agora já começo a planejar as idas para Paris (1h30 de viagem em TGV) e sendo 24 euros de passagens, sai mais barato que pagar hotel. Vou e volto no mesmo dia.
Aqui a estação de Tours. Um belo prédio do século XIX quando a França começava a espalhar seus caminhos de trem.





Bueno,cheguei a Tours 8h da noite e peguei um táxi muito luxuoso, uma enorme limosine. Primeiro mundo é outra coisa! Mas o preço foi baratinho - 10 euros. Meus amigos Nella e Alain esperavam com a janta pronta.


Ah, cheguei horário noturno, mas dia claro porque aqui no norte anoitece lá pelas 22h. Os dias são muito longos nesta época. No inverno são curtos. Primavera - falta um mes para o verão, mas não faz calor, ando de pulover ou jaqueta.
Esta a rua e a casa (segundo piso) onde estou morando. Fica perdo do centro, onde posso ir caminhando. Mas o sistema de transporte é jóia.