quarta-feira, 21 de maio de 2008

Chegando

Bonjour mes amis.
Et voilá! Ici commence l'histoire d'un "mergulhão" qui est devenue français.

Bueno, depois de uma viagem acidentada - o vôo das 19h foi cancelado e sai às 23h30 de São Paulo. Chegando a Paris/Charles De Gaule - acreditando que sabia tudo - não quis ir no ônibus e sim o trem para descer na estação Montparnase. Qual o que! A linha RER B não passa por lá. Tive que descer em outra estação de metro e fazer baldeação, subindo e descendo escadas. Pensava chegar em Tours lá pelas 4h horas da tarde. Mas sai de Montparnase que é a estação de onde partem os TGV - Train Grand Vitesse - às 18:30h. Que conforto na segunda classe! A passagem saiu salgada. Por dois motivos: comprar na hora e hora de pique. Se tivesse comprado com antecedência pela internet pagava 12 euros no lugar dos 51 que marchei.

Essa a dica: compar passagem com antecedência pela internet no site da scnf - Societè National de Chemin de Fer. O site é http://www.sncf.fr/. Aqui na Europa pode-se viajar muito barato, de trem ou avião, desde que bem planejado e comprando passagens com antecedência pela Internet. Como quase nunca sou muito organizado para viajar - sei o dia da partida e o dia do regresso, o resto fazendo pelo caminho - quase nunca consigo pegar as barbadas. Mas vou aprendendo. Agora já começo a planejar as idas para Paris (1h30 de viagem em TGV) e sendo 24 euros de passagens, sai mais barato que pagar hotel. Vou e volto no mesmo dia.
Aqui a estação de Tours. Um belo prédio do século XIX quando a França começava a espalhar seus caminhos de trem.





Bueno,cheguei a Tours 8h da noite e peguei um táxi muito luxuoso, uma enorme limosine. Primeiro mundo é outra coisa! Mas o preço foi baratinho - 10 euros. Meus amigos Nella e Alain esperavam com a janta pronta.


Ah, cheguei horário noturno, mas dia claro porque aqui no norte anoitece lá pelas 22h. Os dias são muito longos nesta época. No inverno são curtos. Primavera - falta um mes para o verão, mas não faz calor, ando de pulover ou jaqueta.
Esta a rua e a casa (segundo piso) onde estou morando. Fica perdo do centro, onde posso ir caminhando. Mas o sistema de transporte é jóia.


5 comentários:

Carola disse...

Iupi!!!!! Q divertido!!!! Quiero un eclair!!! hihihihi!! besitos

Rodrigo Petruzzi disse...

Olá Felício,adorei, ver o trabalho sobre Sta Vitória, as fotos estão lindas.Mon ami un abraço Regina

flics disse...

Regina, publica como anonimo, mas assina em baixo.

Flics

Unknown disse...

FELICIO,
MARAVILHA ESSA TUA VIDA DE "TROTAMUNDO"! FLOR DE ABRAÇO,
C@rmelina

flics disse...

Um abração "velha" e querida amiga de ginasio e de tantos bailes da vida.

Benvinda e aparece por aqui. No blog, digo. Mais una visite a Tours... pas mal.