quarta-feira, 9 de julho de 2008

LA CÂTHEDRALE DE TOURS


A catedral de Saint-Gatien está edificada no lugar onde os romanos iniciaram a construção de uma cidade e suas origens remontam ao século IV, modificada depois nos séculos XII e XIII. Com sua fachada e duas torres de estilo gótico flombayante cobertas por cúpulas que foram umas das primeiras em estilo renascentista da França.




Com três naves, sua nave central alta de 29 m parece muito mais pela sua estreiteza.
No transepto, um enorme, antigo e belíssimo órgão.




No coro, cinco capelas adornadas de vitrais do século XIII. Milagrosamente salvas dos bombardeios durante a 2º guerra mundial.




Na catedral estão os túmulos dos dois filhos do rei Charles VIII (1470-1498) e de Anne de Bretagne – mortos aos 3 anos e aos 25 dias, respectivamente - esculpidos em estilo gótico no século XVI. Seriam os sucessores da coroa francesa se não houvessem morrido – naquela época a mortalidade infantil era enorme – visto que o rei não teve mais filhos homens para sucedê-lo.




Ao lado da catedral fica o Museu de Belas Artes, com uma praça pública ao lado.



2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Felício.
Essa igreja é belíssima. Que vitrais!! Tens nos mostrado que Tours é realmente encantadora. E eu acreditei que Deus é "SÓ" brasileiro. Que prepotência!!.
Beijos.
Jane.

moro disse...

ey, flick que tal, muy bueno tu aporte al conocimiento del mundo medieval, tan lejano y distinto de nuestro bendito mundo de hoy, muy buenas las fotos.
saludos
Moro