SAINT MARTIN
Saint Martin (337-397 d.c.) é o santo protetor da França. Os capetos, a disnatia reinante na França de 987 a 1849, tem seu nome de origem neste personagem.
Era um soldado romano que estacinava na Galia, então província do Império. Conta a lenda que um dia, no rigor do inverno, vendo um pobre desabrigado, cortou o seu manto e cobriu o pobre. À noite, Cristo apareceu-lhe em pessoa para agradecer o ato de caridade. Convertido ao cristianismo, tornou-se um dos primeiros e maiores evangelista desta região, com centro na atual cidade de Tours.
Também é o padroeiro da cidade de Buenos Aires. Porque? Diz a lenda que os moradores tiraram a sorte para escolher um santo. Saiu San Martin. Como quase ninguém sabia quem era e não era de origem espanhola, tiraram a sorte outra vez. Novamente deu ele. Outra tirada de sorte e San Martin ficou sendo o padroeiro. Poucos portenhos sabem disso mas na Praça da Recoleta existe uma estátua do santo doada pela cidade de Tours.
Neste endereço um interessante livro virtual (em frances) sobre sua vida, com belas gravuras.
Candes Saint-Martin
Candes tira seu primeiro nome de condate (confluência). É aqui que o rio Vienne se encontra com o Loire. Cidade já existente na época romana, é a cidade onde morreu Saint Martin em 397. Candes tornou-se então um local de peregrinação importante e uma etapa do caminho de Saint Jacques de Compostele. Muitos reis da França aqui vieram em peregrinação. Até que o corpo do santo foi roubado pelos monges e trazido para Tours.
A Collegiale Saint-Martin está construída sobre as ruínas da casa onde morreu. É a atual capela Saint-Martin, cujos vitrais foram trazidos da catedral de Tours e relatam a última parte da sua vida.
Magnífico portal com numerosas estátuas decapitadas , talhadas na pedra e ocupando os nichos que envolvem a porta.
Aos pés da abadia, belas ruas
Nenhum comentário:
Postar um comentário